sábado, 1 de setembro de 2012

PRÓXIMA ETAPA - ATÉ 14.09

Parabéns aos grupos que postaram os comentários... Vocês devem ler as respostas dos colegas e comentar também... VAMOS LÁ! Tarefa: Uma sinopse O que é Sinopse: Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica, etc. É também chamada de sumário, pois é uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo. Ela é essencial para fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original e se interesse ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz. Geralmente, a sinopse começa com o título, traz também o nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto; é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu, é formada apenas com a opinião do verdadeiro escritor, muitas vezes, parafraseadas. Grupo de Bruna - 6 capítulos seguintes de O menino grapiúna. Grupo de Bianca - Mais 6 capítulos de Capitães da Areia. Grupo de Adriana - Capítulos 5 a 8 de País do Carnaval Grupo de Jamile - Mais 1/4 do livro - O Abc de Castro Alves Grupo de Raile (não fez a primeira etapa) - Mais 5 capítulos de Tenda dos Milagres Grupo de Niely - Mais 47 páginas de Suor. Caprichem!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. A obra de Jorge Amado "Suor" retrata a história da vida dos proletariados baianos, que se "agregam" em um cortiço na ladeira do Pelourinho em Salvador capital da Bhaia.Castigados pelo capitalismo, se subordinarem a qualquer situação para ou bem comerem, ou bem pagar o aluguel do imundo sobradinho, onde convivem até com os ratos. Em um desses quartos, vivem a costureira dona Risoleta e sua afilhada Linda, temendo sua idade avançada a costureira tem esperanças que Linda se case com um homem rico e não se prostituir, para ganhar a vida.
    Os homens que trabalham no cais, na condução das carroças, ganhavam pouco, mal tinha dinheiro para alimentar-se ao menos pagar mulheres para se satisfazerem sexualmente, então eles iam as ruas na esperança de encontrar alguma que quisesse se deitar com eles de graça, mas a procura para a maioria era em vão, a não ser quando alguma, percebendo a situação fazia uma caridade.
    Dentre os (moradores)está também a tuberculosa, mulher muito doente que entre uma história e outra relata a sua tosse.
    Apesar das dificuldades e da falta de higiene os personagens possuem certo humor que caracteriza-se pelas girias baianas; tentam amenizar a vida dificil e sofrida com os prazeres do sexo.
    Grupo: Beatriz,Cariella,Matheus,Niely,Patrícia e Valney.

    ResponderExcluir
  2. Autor: Jorge Amado - Livro: Capitães de Areia - Capítulo 6 ao 12.

    Aventura de Ogum

    Agora imagine como poderia Ogum se aventurar. Só posso lhe garantir que foi muito engraçado e surpreendente.
    Deu sorrir como um negrinho.
    Por que mesmo diante das dificuldades, os negros sorriam.
    Família: todo e qualquer ser humano precisa de uma.
    Manhã como um quadro.
    De tão linda que era aquela manhã, poderia ser emoldurada como uma obra de arte.
    Alastrim: Quando Onolu manda, todos pagam o preço.
    Destino: Todos tem o seu, cabe a cada um construí-lo.
    Venham todos e leiam o livro e conheça as aventuras dos Capitães de Areia.

    Grupo: Adejerlaine, Bianca, Bruna Moura, Geisiane, Jeane e Luciara.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenda das Misturas

    Venha conhecer Tenda dos Milagres, um romance fascinante escrito por Jorge Amado, cujo enredo acontece na cidade de Salvador mais precisamente na Ladeira do Tabuão, 60, próximo ao Pelourinho.
    O autor apresenta a violência dos brancos diante de rituais de origem africana, não retratando apenas mistura de raça, mas também de religiões. Conta com um elenco dos mais variados e interessantes, que vão dos mestres de capoeira, à gente do candomblé, professores, doutores e boêmios.
    Ali se encontra Pedro Archanjo(Ojuobá), escritor pouco conhecido, seus quatro pequenos volumes falavam sobre a vida popular baiana, ele se dispunha de seu amigo Lídio Corró (riscador de milagres) para imprimir seus livros.
    Lídio Corró, transformara a Tenda no coração vital de toda aquela parte da cidade, usando seus milagres como inspiração para criação de quadros, além disso era flautista e festeiro, montara diminuta Tipografia Democrática na Ladeira do Tabuão : imprimia volantes e anúncio para lojas da redondeza , para os cinemas da Baixado dos Sapateiros, compunha fascículos de trovadores, literatura de cordel vendida em mercados e feiras.
    Na realidade a Tenda dos Milagres era uma espécie de Senado, a reunir os notáveis da pobreza, assembleia numerosa e essencial, onde dialogaram iyalorixás, babalaôs, letrados, santeiros, cantadores, passistas, mestres de capoeira, mestres de arte e ofício, cada qual com seu merecimento.

    Grupo: Ameriçon, Gleiciane, Michel, Raille ...

    ResponderExcluir
  5. O menino grapiúna

    De tanto ouvir a mãe contar, a cena se tornou real na lembrança do menino: a égua tombada morta, e o pai, ensanguentado, erguendo o bebê do chão e o levando para casa no colo. O ano era 1913, e Jorge Amado tinha então dez meses. A imagem evoca a tocaia de que o pai do escritor foi vítima na época das lutas travadas pela posse de terras no sul da Bahia, durante o ciclo do cacau. Com essa descrição, tem início o livro de memórias da infância do escritor baiano.
    Entre a enchente do rio Cachoeira e a incidência da bexiga negra, nos mostra a realidade de um povo, as dificuldades; nos apresenta o menino que vive entre a imaginação e a realidade, que viu Pirangi nascer e crescer; recorda aqui o tio Álvaro, modelo dos coronéis presentes em sua ficção.
    As memórias de O menino grapiúna fazem a defesa da liberdade, da imaginação e do sonho, marcas principais da obra de Jorge Amado.

    ResponderExcluir