domingo, 16 de setembro de 2012

A caminho do final do livro

Parabéns aos grupos de Jeane, Bruna Dantas, Niely, Raille (finalmente) pelas postagens. Bem... Para concluirmos o livro, vocês devem preparar uma entrevista com alguém que fez uma leitura dele, fazendo perguntas e escrevendo as respostas referentes as páginas/capítulos/partes que faltam ser lidos(as). Sejam práticos, objetivos, revelando a essência da leitura. Boa sorte!!!!!!!!! Postagem até 28.09.

5 comentários:

  1. Irei entrevistar agora á aluna Marry Oliveira estudante do 2º ano Polivalente:
    1:Marry você que já leu o livro CAPITÃES DA AREIA poderia me informar o que Dalva gostava de fazer?
    R:Sim,ela gostava de se bater com o gato na cama,arranhar suas costas.
    2: Marry o que Lampião encontrou ao entrar na Vila?
    R: Foi muita bala pela frente,bala que não esperava parecia um tiroteiro.
    3:Você se lembra Como Dora foi parar na enfermaria do orfanato?
    R: Se lembro bem,avisaram por intermédio de um bilhete que ela arranjasse um jeito para ir para enfermaria .Mas não foi preciso ,porque uma irmã notou o avermelhado das suas face pôs a mão no seu rosto e viu que Dora estava queimando de febre.
    4: Dora pediu uma coisa á Pedro antes de morrer,você se lembra o que foi?
    R:Sim,foi a parte que mais gostei não poderia me esquecer.ela pediu pra ser sua mulher,os dois se abraçaram e os corpos bem juntos.deitaram-se.
    5:O que Dalva fez ao saber que Isabel tinha colares e anel de brilhantes e no entanto não estava no Trianon,que era o mais luxuoso dos cabarés e sim no Bataclan?
    R:Ela arrumou as malas,não resistiu e falou que :o que ela não faria no Trianan ela que era a melhor das mulheres da sua rua.
    6:Você poderia me dizer qual foi a vingança de Sem-Pernas com os guardas?
    R:Deixa-me lembrar...Não deixar que os gurdas o toquem ou o pegue no seu corpo,pois Sem-Pernas sabe que eles gostariam de o pegar que a captura de um dos capitães da areia é uma bela façanha para um guarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. componentes:adejerlaine,bianca,bruna moura,geisiane e luciarae jeane

      Excluir
  2. 1. Os perosonagem Paulo Riger tinha uma busca ensestante pela felicidade. O que você me diz sobre essa busca com a realidade?
    R: Paulo Riger tinha aos olhos dos outros, uma vida perfeita, mas dentro de si gavia um vazio que não preenchia com nada, a cada decepção, o vazio aumentava. Mas na vida em si, temos que tornar o que temos em felicidade.

    2.Paulo Riger era um advogado, filho de um rico fazendeiro, tinha conquistado inúmeros objetivos em sua vida profissional, porém não conseguia ser feliz na sua vida amorosa. Qual seria o motivo?
    R: Paulo Riger não buscava a essência da felicidade em sua maneira de ser, porém procurava ser feliz, na felicidade dos amigos ou até mesmo queria que a felicidade viesse ao seu encontro.

    3. Qual é a essência do livro "País do Carnaval" e qual a lição de vida ele lhe trouxe?
    R: A essência é procurar o que mais existe busca pela plena felicidade. A lição de vida, que a felicidade é uma busca continua; devemos viver um dia após o outro a vivenciando.

    4. Para você que leu o romance, o que você mudaria para complementar a história ou até mesmo mudar o final do livro?
    R:Mudaria o final da história, pois gostaria que Paulo Riger ficasse com Maria de Lurdes, morando no Brasil e vivendo sua tão sonhada felicidade com a pessoa amada.

    BY: Adriana, Jaqueline, Keila, Simone, Miquéias.

    ResponderExcluir
  3. Entrevista

    Entrevistada: Cariella Oliveira

    1-Relacione o titulo e a obra.

    R:Por, os personagens vivem amotoados em um cortiço debaixo de um telhado escaldante, nos quartinhos sem ventilação, que tenta lançar por terra qualquer esperança de melhoria ou de justiça. Por isse motivo, o titulo da obra representa o suor constante entra eles.
    2-Qual o personagem lhe chamou atenção? Porque?
    R:Linda. Uma mulher témida,meiga e sonhadora que era protegida por sua madrinha que trabalhava como costureira. Sendo que com o decorrer da história fica impossibilitada de execer a sua função. No desfecho ela ajudou Álvaro Lima a organizar uma greve.

    3-O livro traz uma crítica? Qual?

    R: Sim, faz uma crítica ao modelo econômico da época, o capitalismo, sendo lavadeiras disputando roupas dos "patrões" para ganhar os míseros tostões
    que lhes garantem as poucas refeições. Operários de porto e de construções, acostumados ao serviço braçal se veêm presos na falta de pespectivas de mudança.
    há um morador que teve os dois braços amputados por uma maquina.

    4-Qual momento histórico do país nesse período?

    R: No Brasil estava ocorrendo embates politicos, a realidade mudou em alguns aspectos com um nova visão tanto no social quanto no politico, porém em outros aspectos permaneceu a mesmas condições sociais adversas marginalização e desiqualdade.

    Componentes: Beatriz, Cariella, Matheus, Niely, Patrícia e Valney.

    ResponderExcluir
  4. 1. O que acontecia quando Argemiro o levava a Pirangi em dias de feira?
    - O menino adorava, era um deslumbramento; ficar na companhia de trabalhadores, pessoas simples e jagunços impedia que que ele tivesse preconceito, o menino ia aprendendo sem se dar conta.

    2. Qual era a relação do menino com as mulheres-da-vida?
    - Nas casas de rapariga, quando Argemiro ou Honório entregava o menino aos cuidados das mulheres, recebia cuidados, gestos puros e fraternais. Aprendeu admirá-las, e nos conta que elas o alimentaram de poesia.

    3. O que Jorge Amado pensa sobre os lideres e heróis?
    - Os conceitua como tolos, prepotentes, odiosos e maléficos. Não consegue distinguir entre o herói e o assassino, entre o líder e o tirano.

    4. Na região grapiúna não havia lugar para vagabundos. Conheceu e tratou com aventureiros, o que aprendeu com eles?
    - Ler antes de ir à escola, nas pág. do jornal ''A Tarde'' Aprendeu as regras do pôquer.

    5. Jorge Amado cria seus personagens com a soma de figuras que fizeram parte de suas experiências, e diz que em cada coronel de cacau nos seus livros, tem um pouco do seu tio Álvaro Amado. O que ele diz sobre esse tio?
    - Diz que foi seu admirador fanático, que ele era um bom jogador, e um dos homens mais agradáveis que conheceu. Animado, e de hábitos curiosos e moral própria, resultado do contexto em que vivia.

    6. Como foi sua experiência no internato dos colégios jesuítas?
    - Para ele foi o encarceramento, porém nos livros encontrava a liberdade.

    7. Qual foi a primeira vez que notaram vocação de escritor no menino?
    - O novo professor de português do internato, passou como primeira atividade a descrição tendo o mar como tema. Ao corrigir notou o dom, e anunciou na sala de aula. O menino virou personalidade, o padre Cabral lhe concedeu livros de sua estante, revelou o mundo da criação literária, o amor aos livros.

    Bruna. D, Sílvio, Rogério, Mateus e João Vitor.

    ResponderExcluir