quinta-feira, 15 de março de 2012

PARA VOCÊS: A TERCEIRA ETAPA DA LEITURA

QUERIDOS/QUERIDAS,

ESTOU SENTIDO FALTA DE MUITA GENTE...APENAS O GRUPO DE CARIELA E O DE KEILA PARTICIPARAM DA SEGUNDA ETAPA. ENTÃO, COMO FICA A RESPONSABILIDADE COM A NOSSA PARCERIA LEITORA?UMA DICA: LEIAM O TEXTO ANTES DE PUBLICAR PARA COLOCAR ACENTOS, PONTUAÇÕES, REVER ORTOGRAFIAS... AGUARDO AS CONTRIBUIÇÕES.

DESTA VEZ, DISCUTA A PROPOSTA ABAIXO. O SEGUNDO GRUPO QUE POSTAR DEVERÁ APROVEITAR AS IDEIAS DO PRIMEIRO, CONFIRMADO-AS, COMPLETANDO-AS, REVENDO-AS, SE FOR O CASO.
ITENS PARA O COMENTÁRIO:
- RESSENTIMENTO DE VANDA PARA COM O PAI.
- ESTRATÉGIAS PENSADAS PARA O ENTERRO DE QUINCAS.
- SENSAÇÕES DE VANDA DIANTE DE QUINCAS NO CAIXÃO.
UMA ÓTIMA PRODUÇÃO,
ABRAÇOS, PROFESSORA MANOELA

5 comentários:

  1. 1)Vanda estava ressentida porque mesmo depois da morte,Quincas não voltou para os seus,preferindo assim morrer em pocilgos imundo,denegrindo ainda mais a imagem da família que tanto lutou pelo seu retorno.

    2)Contrariando os últimos anos de vida do pai que tinha vivido como um mendigo. Vanda queria um enterro digno,tentando assim resgatar o respeito e a dignidade perdida com as loucuras do pai.

    3)Vanda ficou imóvel,olhando o rosto de barba por fazer,as mãos sujas,e o dedo grande do pé saindo da meia furada.Não tinha mais lagrimas para chorar nem soluços com que encher o quarto,desperdiçados umas e outros nos primeiros tempos de maluquice de Quincas,quando ela fizera tentativas retiradas de trazê-lo de volta á casa abandonada.
    Agora apenas olhava,o rosto ruborizado de vergonha.


    Componentes: Adjerlaine,Bruna Moura,Geisiane,Jeane e luciara.

    ResponderExcluir
  2. 1)Apesar da vida que o pai optou por lavar,Vanda o amava e sentia remorsos pelo fato do pai ter morrido na sageta sozinho.

    2)A tia de Vanda opto por não chama os amigos de Quincas, e fazer um enterro simples e rápido se avisa a neguem, Vanda não concordo pois apesar de seu pai ter levado uma vida de midigo vagabundo qualquer era o pai dela e faria um enterro digno chamando todos os amigos para presta as ultimas homenagens

    3)Vanda e Otacília (sua esposa) têm uma reação que é um misto de indignação e incompreensão por que, mesmo de paletó e gravata, mesmo nas vestes da formalidade, o defunto não abandonou seu sorriso de irreverência, o que deixa Vanda agoniada.Ela só olhava e pensava no rosto do pai morto não deixaram de ser vagabundo.


    componentes: Ludmila Costa,Jamile Paixão, Luana Moura e Naiara Rodriguez

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Grupo: Bruna. D, Rogério, Sílvio, João Vitor e Mateus.

    1 - Concordo com o grupo de Jeane, que Vanda estava ressentida, porque mesmo depois da morte Quincas não voltou para os seus, preferiu morrer na vida mundana. Para ela seu ar de felicidade é uma afronta; Relembrar do passado, de sua infância ao lado do Joaquim, apesar de deixar saudades e emocioná-la, reforça a ideia dela de que foi traída pelo pai, no momento em que ele deixou tudo para trás.

    2 - Como já foi dito, Vanda queria dar um enterro digno ao pai. Houve uma conversa entre os familiares, eles decidiram não fazer um velório próximo aos antigos vizinhos e conhecidos. Decidiram deixar tudo escondido, fazer apenas a ''obrigação'', a fim de evitar falatórios e perguntas indiscretas.

    3 - Parafraseando o grupo de Jeane, Vanda não tinha mais lagrimas para chorar, já estava desgastada pelos tempos em que tentou traze-lo para a família. Mesclava entre vergonha e lembranças que a faziam sentir vontade de chorar, mas a imagem do pai imundo, e aparentemente sorrindo a sua frente, fazia sentir-se raiva, o rancor de anos de luta e vergonha vinha à tona.

    ResponderExcluir
  4. Quando criança, Vanda presenciou o seu pai, Quincas, abandonando a sua mãe e ela também se sentiu abandonada. Desde então, criou-se um rancor e ela tentou esquecê-lo, dizendo a todos que ele estava morto. Quando realmente acontece o falecimento de Quincas, Vanda junto com seu marido e tio não quer espalhar a notícia para economizar, sem pagar condução para parentes distantes, sem lanches para os convidados do velório e comprou um caixão caro só pra trazer a memória de Joaquim Soares. Mas depois eles se arrependeram por lembrar o quanto Quincas os fizeram sofrer e não merecia toda aquela atenção. Vanda ao ver seu pai no caixão, tem a sensação de realização em devolver a dignidade do pai com aquelas roupas; os amigos da vida boêmia nem o reconheceram, pois não estavam acostumados a vê-lo daquela forma; e vingada à memória de sua mãe.
    Cariella, Nielly, Matheus, Patrícia.

    ResponderExcluir
  5. 1.Joaquim Soares era um bom pai, trabalhador e honrado, mas depois que largara tudo isso pra ser o Quincas, um homem que não tinha nada das características do homem respeitado que era, despertou ressentimentos em Vanda. Por que ela como filha, não aceitava o fato do pai ter largado a sua família para viver de qualquer jeito, sem eira e nem beira. Lembrava-se dos momentos bons que tinha passado com o pai e ver tudo que estava acontecendo deixara revoltada. Ela passou a ter vergonha do pai por estar em condições lamentáveis e por isso aconteceu a primeira morte: a morte social – que na verdade, é o esquecimento da família e da sociedade diante daquela situação.
    2.Vanda queria dar um enterro digno de um homem de família ao pai, por isso, conversou com seu marido e seu tio para decidir como seria o velório. Eles queriam um enterro simples e rápido, mas Vanda não gostou da ideia, pois pelo menos queria um enterro decente pra ele. Então decidiram que tudo ia ser muito discreto para não chamar atenção. Não queriam chamar os parentes distantes por que gastaria muito dinheiro – este que ia ser gasto num caixão melhor – e nem lanche para as poucas pessoas que visitariam o velório, pelo mesmo motivo.
    3.Ela sentia uma explosão de sensações ao ver o pai naquele estado. Ela se lembrava das coisas boas que o bom Joaquim Soares proporcionara a ela e isso a comovia muito. Mas voltando a realidade, vendo o seu pai mesmo morto, mas com a aquela cara de deboche não a conseguia ver mais o bom pai e sim o velho Quincas que a matava de vergonha. Ela se sentiu vingada por que toda aquela vergonha não ia mais permanecer daquele dia em diante, mas ainda assim, como dito acima, ela ficou com certa raiva ao olhar o rosto debochado de Quincas.

    Beatriz Lima, Camila Aguiar, Camila Muniz, Flávia Santos, Larissa Lopes e Tannize.

    ResponderExcluir