quinta-feira, 8 de março de 2012

PRÓXIMA ETAPA...VAMOS LÁ?

Ao ler os quatro primeiros capítulos de A morte e a morte de Quincas Berro D'água, comentem sobre:
1. As incertezas sobre a morte de Quincas.
2. A imagem que a família queria passar a respeito da personagem principal.
3.Os perfis de um Quincas de antes e do Quincas de agora.
Uma ótima produção, até 15.03.
Abraços,
Pró Manoela

6 comentários:

  1. Nesses três primeiros capítulos observamos como era antes a vida de Joaquim Soares da Cunha, uma gloriosa conduta de funcionários, de esposo e pai, de cidadão. Passou-se á ser Quincas, o velho magro e que gostava de uma boa caipirinha, e agora passava a envergonhar sua família, assim como sua filha.
    Notamos também que nesses capítulos passa acontecer à morte de Quincas Berro D’água. Onde Vanda encontra na morte de seu pai. Que tudo aquilo terminava, aquele pesadelo de anos, aquela mancha na dignidade da família.
    Grupo: Adriana, Jaqueline, Simone, Keila, Miquéias.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Cariela, Matheus Conceição, Nieli e Patrícia Santana.

    Ao decorrer dos três primeiros capítulos, percebe-se que, Quincas estava vivo, rindo e zombando de sua família, principalmente de sua filha, que conhecia o seu perfil sarcástico e seus amigos viam em seu semblante irônico, por saberem que ele gostava de farra.
    O antigo e respeitável, senhor Joaquim Soares da Cunha, casado e pai de família, abandona-a e vai morar no tabuão passando, a levar uma vida boêmia, então, para manter as aparências, seus familiares, idolatravam a memória de um avô perfeito e vizinho morto, tanto que não convidaram ninguém para o enterro, evitando assim, comentários, conservando a sua imagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Grupo: Bruna, Rogério, João Vitor, Sílvio e Mateus.
    Ao decorrer dos quatro primeiros capítulos lidamos com a incerteza sobre a morte de Quincas. Alguns falavam que ele havia morrido de um jeito, outros mudavam completamente a história, mas a primeira morte de Quincas é a que para nosso grupo define todo o contexto vivido por ele.
    Notamos logo no 1º capítulo a questão social abordada, quando nos é contado sobre a vergonha que a família sentia dele, tanto que para eles existiam duas pessoas, o primeiro Joaquim Soares da Cunha, bom pai e bom profissional, o segundo Quincas Berro D'água, um boêmio entregue aos vícios mundanos, especialmente a bebida; tal sensação de humilhação perante a sociedade fez com que eles decretassem a primeira morte, aquela que os aliviariam dos comentários maldosos. Falavam apenas quando era necessário, se referindo penas ao Joaquim, homem que nos é apresentado não só como funcionário público, e bom pai de família, mas também como alguém sem voz, que não protestava que acatava a tudo, e que nos parecia infeliz com a vida que levava. Ao que parece a decisão de mudar totalmente de vida partiu de um momento de explosão, do acumulo de respostas não dadas, de acomodações, de decisões tomadas a partir das ideias dos outros.
    Quando a filha Vanda é avisada sobre a morte de Quincas, tem a sensação de alívio, não teria mais que esconder o pai, pois a sua morte significava a ressurreição do Joaquim. A família se preocupa agora sobre qual seria a melhor forma de se livrar do defunto. O médico chega para o óbito. Temos narrada a imagem de um defunto rindo, e uma filha com o rosto vermelho de vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Quincas berro d água que se passou por morto misteriosamente deixando sua filha vanda e seu genro Leonardo,e amigos apreensivo por não saber o motivo da morte.Mas na verdade viajou mergulhando no mar da bahia para sempre para nunca mais voltar.
    quando finalmente, naquela manhã um santeiro estabelecido na ladeira do tabuão chegou aflito á pequena porém bem arrumada casa da família BARRETO comunicou á filha VANDA e ao genro LEONARDO estar quincas definidamente espichado, morto em sua pocilga miserável,foi um suspiro de alívio que se elevou uníssono dos peitos dos esposos.de agora em diante já não seria a memória do aposentado funcionário da mesa de rendas estadual pertubada e arrastada na lama pelos atos inconsequentes do vagabundo em que ele se transformara no fim da vida.respeitável JOAQUIM SOARES DA CUNHA de boa família exemplar da mesa de rendas estadual, de passo medido ,barba escanhoada,paletó negro,agora se transforma em em um vagabundo bêbado e etc.. essa era a imagem atual de quincas
    GRUPO:adejerlaine,bruna moura.geisiane.jeane e luciara

    ResponderExcluir
  5. Olá galera ! Desculpe-me a demora de postar, pois a minha publicação estava dando erro e assim não podendo ser enviada.

    1. Existe realmente muitas incertezas na morte de Quincas. É por que há contradições nos relatos das testemunhas, há mistério no local e hora onde ele morreu. O caso é que , a primeira morte de Quincas é a moral, quando deixa de ser um homem respeitável para ser um homem boêmio. A segunda morte, é a própria em si.
    2. Depois da morte de Quincas, a filha o marido dela e o irmão decide dar um funeral respeitável para que todos pudessem relembrar de Joaquim Soares e não do boêmio Quincas.
    3. Joaquim Soares da Cunha era um bom pai de família, funcionário respeitado, casado e de boa índole. Depois se tornara Quincas Berro D'Água, um boêmio que tinha companhias da mesma espécie passando a morar e viver em condições lamentáveis.

    De: Beatriz Lima, Camila Aguiar, Camila Muniz, Flávia Santos, Larissa Lopes e Tannize.

    ResponderExcluir
  6. Existe incerteza por que há muitos mistérios na morte dele. E na verdade, há duas mortes: a primeira é a morte moral, pois ele deixou de ser um homem de família pra ser um homem de rua
    e depois foi a morte do corpo , que é uma incerteza por que das contradições de local, data e testemunhas. Já que ele denegriu a imagem da família, a mesma queria resgatar a honra de Quincas, fazendo um velório decente pra ele.antes ele era um rapaz respeitado , trabalhador, casado, homem de família
    e depois se tornou um boêmio, festeiro, homem de rua.

    ResponderExcluir