sexta-feira, 30 de março de 2012

RUMO AO FINAL DO LIVRO - ATÉ 12.04

PESSOAL,
NADA DOS GRUPOS DE MICHEL E O DE RAILLE... AINDA HÁ TEMPO PARA ÚLTIMA ETAPA.

ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES ABAIXO:

- FAÇA UM RESUMO DOS CAPÍTULOS 10 A 12 E DÊ UM OUTRO FINAL AO LIVRO.
OU
- ELABORE UMA CARTA, RETRATANDO AS IDEIAS CENTRAIS DOS CAPÍTULOS 10 A 12 PARA ALGUÉM QUE NÃO PÔDE LER MAIS A OBRA.

AGORA, VOCÊS TÊM MAIS TEMPO... CAPRICHEM...

SENTI A FALTA DE ALGUNS NA EXIBIÇÃO DO FILME.

ABRAÇOS MIL

3 comentários:

  1. Querida Gislane,

    Que pena que você não teve a oportunidade de se surpreender com o desfecho do livro. Você perdeu: no século XX, que Leonardo e Eduardo, num ato de desconsideração, abandonam Quincas aos cuidados de seus amigos, os mesmos não querendo acreditar que seu “Paizinho” tinha morrido e estando embriagado, viam Quincas fazendo expressões como rir, ficar zangado e estalar a língua, quando falaram em moqueca de arraia do mestre Rangel, e então, tiveram a ideia de leva-lo junto.
    No meio do caminho encontraram Quitéria do Olho Arregalado, sustentada por dias mulheres, pelo de susto de saber que Quincas estava ali com seus amigos. E foi-se para o bar do Alemão Hansen, onde beberam e seguiram caminho para o cais, onde os Mestres Manoel já não os esperavam. Todos se serviram e ninguém sabe como Quincas se pôs de pé, encostado à vela menor no momento do temporal. E quando cinco raios sucederam-se do céu, ouviram-se os gritos dos homens e mulheres; Quincas tinha caído do mar. E um trovador afirma ter ouvido Quincas dizer:
    “-Me enterre como entender
    Na hora que resolver
    Podem guardar seu caixão
    Pra melhor ocasião.
    Não vão deixar me prender
    Em cova rasa do chão
    E foi impossível saber
    O resto da sua oração.”

    Abraços, saudades.

    Cariella, Nielly, Matheus, Patrícia.

    ResponderExcluir
  2. Querida Carine,

    Vamos te contar o desfecho do livro ''A morte e a morte de Quincas Berro D'água'', resumindo as principais ideias dos três últimos capítulos.
    Os amigos durante o velório se embriagam e resolvem bêbados, levar o defunto para um último passeio, acreditando ser aniversário de Quincas, e que seu estado era resultado de uma forte bebedeira (Quincas não se aguentava em pé); Eles não queriam acreditar que seu “Paizinho” havia morrido.
    O passeio passa pelos bordéis e botecos, terminando em um saveiro, onde há comida e mulheres. Já no cais, enquanto todos se serviam Quincas se levanta e encosta-se a vela menor, justo na hora do temporal, é quando cinco raios sucederam-se do céu, ouviram-se os gritos dos homens e mulheres; Quincas tinha caído no mar. E um trovador afirma ter ouvido Quincas dizer:
    “-Me enterre como entender
    Na hora que resolver
    Podem guardar seu caixão
    Pra melhor ocasião.
    Não vão deixar me prender
    Em cova rasa do chão
    E foi impossível saber
    O resto da sua oração.”
    Essa então foi a terceira morte do homem que num momento de sua vida decidiu desatar as amarras e viver de acordo a sua vontade.
    Beijos, saudades.

    Bruna. D, Rogério, Sílvio, João Vitor e Mateus.

    ResponderExcluir
  3. Resumo

    Depois de toda confusão com a morte de Quincas,já era dez horas da noite e Leonardo foi para casa,deixando o morto aos cuidados de Eduardo que não hesitou em deixar Quincas com aquela corja de vagabundos que afinal eram seus amigos dos últimos anos.
    Pé-de-vento,Cabo Martin,Curió e Negro pastinha, tinham um amor imenso pelo paizinho Quincas e era natural não aceitaram sua morte e como um passe de magica todos começaram a agir como se Quincas estivesse vivo levando-o a passear por seus lugares preferidos.
    Ao chegar pela manhã na pocilga onde estava o corpo de Quincas ficaram todos surpresos com a ausência do mesmo,logo a policia foi acionada e fazendo uma ronda pelos becos,ruas e vielas encontraram os os quatros amigos juntamente com o corpo de Quincas em um bar.
    Todos foram capturados e o corpo foi entregue aos familiares de Quincas para terminar o velório e no dia seguinte o enterro aconteceu.

    Componentes: Adejerlaine,Bruna Moura,Jeane,Geisiane e Luciara.

    ResponderExcluir